Marcação da área da acessibilidade

Presidente do Comitê

Membro do Comitê

Membro do Comitê

Conheça o Comitê de Investimentos do PREVIM

O comitê de investimentos, aprovado pelo Conselho Municipal de Previdência, presta auxílio ao Diretor Executivo do PREVIM, no tocante às decisões referentes à alocação dos recursos do RPPS.

Os profissionais desse comitê atendem aos requisitos de qualificação exigidos por lei, mormente quanto ao conhecimento do mercado financeiro, para que possam prestar consultoria e auxílio ao Diretor Executivo e demais membros da gestão do RPPS.

As atribuições do Comitê são:

  • assessorar na formulação das políticas de gestão dos recursos do PREVIM;
  • zelar pela execução da programação econômico-financeira dos valores patrimoniais;
  • acompanhar o desempenho da carteira de investimentos do PREVIM, nos termos da legislação vigente e com vistas aos objetivos estabelecidos pela Política Anual de Investimentos;
  • avaliar propostas e submetê-las aos órgãos competentes, para deliberação;
  • observar a macroeconomia, objetivando prever seus reflexos no patrimônio do RPPS;
  • propor estratégias de investimentos, para um período predeterminado, reavalinado-as em caso de fatos conjunturais relevantes;
  • subsidiar a elaboração, ou mesmo alteração, de política de investimentos;
  • propor aplicações e resgates, desde que cumpridos os limites legais de cada investimento;
  • acompanhar a execução da política de investimentos do RPPS.
 

O manual do Pró-Gestão determina que o comitê de investimentos realize encontros mensais para deliberar acerca da alocação dos recursos financeiros, devendo, ainda, apresentar os resultados financeiros e a avaliação da atual conjuntura econômica, bem como do desempenho da carteira de investimentos do PREVIM.

As avaliações e decisões do Comitê levam em consideração o cenário econômico, a evolução da execução do orçamento do PREVIM, os dados atualizados dos fluxos de caixa e dos investimentos, a curto e longo prazo, além das propostas de investimentos e suas análises técnicas (riscos de crédito, de mercado, operacional, etc).

Assim como as decisões do CMP, das decisões do Comitê são lavradas atas, que devem ser divulgadas em meio de comunicação de amplo alcance (site institucional, por exemplo).

O Comitê, sobretudo, visa ao gerenciamento dos recursos do PREVIM, com vistas ao aumento do nível de segurança das aplicações e rentabilidades, com a transparência devida aos segurados, seus dependentes e demais interessados, consolidando o gerenciamento dos recursos do Fundo de Previdência.

Pular para o conteúdo